+ blogues.....livro de reclamações.....>letras de músicas

torsdag, juni 08, 2006

plano pessoal de leitura

O debate sobre o plano nacional de leitura é extremamente pouco importante. Não apenas porque a leitura será sempre uma coisa de poucos, como diz Saramago; digo que não é por isso porque se certas leituras são realmente coisa de minorias, pelo menos o jornal podia bem ser lido de toda a gente. Eu gosto de ler, sempre gostei. Sem demasiados compromissos. Gosto principalmente de cometer certos crimes, como os de ler enquanto como, na casa de banho ou deitado na minha cama. Leio as costas das caixas dos cereais, revistas, jornais, blogues, letras de músicas, capas de CD, anúncios. Leio quase túdo. Leio livros também, claro. E acho que o debate sobre o plano nacional de leitura é extremamente pouco importante na vertente que destaca as escolas, porque o facto de eu gostar de ler não tem absolutamente nada a ver com as minhas aulas de Português. Em Português aprendi a conjugar verbos, a classificar substantivos, adjectivos, predicados, complementos directos e indirectos. Mas enquanto leitor nada disso foi importante.
O livro é apenas uma parte da história. A outra é o leitor. Os livros são diferentes de cada vez que se lêem. Estar a analisar frase a frase um livro é rídiculo. Porque aquilo que é importante para os outros não é necessariamente para mim. E o escritor que me perdoe, o que ele pensa do seu próprio livro é irrelevante. Numa primeira fase as opiniões dos outros são muito pouco importantes. O que me levou a ler aquele livro, o texto de contracapa, os passos que dei até à prateleira, o facto de ter deixado cair o livro no chão, do livro ser novo ou antigo, de ter uma capa vermelha ou azul, vai múdar fatalmente a minha visão do livro.
A primeira vez que tentei ler o Diário de Anne Frank não suportei o cheiro naúseabundo daquele paralelipípedo da literatura (a sério, a edicão que eu possuia, Livros do Brasil, exalava um odor estranho e pouco agradável); quando o meu olfacto conseguiu ignorar o cheiro por uma centena de páginas fiquei fascinado. Quando tentei ler Os Maias pela primeira vez até comecei por gostar, até chegar à parte das touradas e uma série de imbróglios sociais que foram do mais chato que já tinha encontrado na literatura. Tinha gostado mais do mais leve Fidalgo da Casa Ramires. Um ano depois fuí obrigado a estudá-los, a'Os Maias, e encontrei algumas coisas que me fizeram admirar Eca de Queiróz. Uma delas foi o facto de os livros em cima da mesa de cabeceira de João da Ega, e a própria decoracão da Vila Balzac, o nome até, serem súficientes para compreender o sújeito. E também aquela forma extraordinária de transmitir todo o desencanto de uma geracão. Mas também houve coisas de que não gostei. Dos tempos mortos em que se passavam páginas e páginas sem avancos de monta. E da escrita, várias vezes um tanto ou quanto repetitiva. Mas o que eu não gostei mesmo nada foi de que me obrigassem a lê-lo. Seria muíto mais interessante se me proibíssem. Além disso teria certamente tido 5 se escrevesse uma crítica negativa ao livro Os Maias. Existe uma falta de liberdade tremenda na escola.
E para mim ler está associado à liberdade. Ler é também ir à procura nas estantes do meu pai do meu próximo livro; eu gosto tanto de fazer isso que conheco vários títulos e autores de livros que nunca li, e sei apontá-los na estante melhor do que ninguém. Ler é também pergar num livro ao acaso, ou por ser polémico, ou por ter ganho um prémio, ou porque nunca ninguém ouviu falar ou porque sim. Ler é ignorar várias páginas, ir para a frente e para trás. Ler é ler o mesmo livro duas vezes, três, quatro. Ler o que nos apetecer na altura. Se nos apetecer um livro que já tínhamos lido, porque não outra vez? Ler é também parar a meio. É ler um livro num dia e outro ao longo de seis meses. Ler é o que nos apetecer.
E dizem-me que os clássicos são importantes. Porquê? Porque é que não é importante ler um livro que daqui a 50 anos vai ser um clássico? Todos os bons livros são importantes. Repito, ler é o que nos apetecer.
Por definicão, ler é compreender. Eu não quero que me expliquem. Eu só quero compreender. Às vezes só muito tempo depois é que percebo completamente o que um escritor quiz dizer com certa frase. Às vezes só depois de uma entrevista, ou de uma crónica. Mas compreender não é darem-nos um texto que diz o que o livro significa. É chegarmos lá sozinhos. E provavelmente descobrir que se pode compreender correctamente de várias maneiras diferentes.
Vou dizer-vos, por fim, o que é um teste de Norueguês: temos cinco exercícios, escolhemos um. Durante cinco horas escrevemos quatro, cinco, seis páginas de texto sobre esse tema. Esse tema pode ser um livro. Não incluí perguntas de interpretacão e outras que tais. E mostra que o aluno sabe escrever, muito mais do que os testes em Portugal, que raramente incluem espacos para criatividade. É isso que eu gostava que houvesse em Portugal. Mas não vou dizer que quero um melhor sistema de educacão para os meus filhos, quando os tiver. Porque se eles gostarem de livros vai ser, muito provavelmente, comigo que vão aprender. E com os meus genes, porque, afinal, ler não é mesmo para todos.
É por isto que mais que plano nacional, o que me preocupa é o plano pessoal de leitura.

5 Comments:

Blogger Unknown said...

Kafka, não consigo comentar no Antivilacondense, já há algum tempo, por problemas técnicos... A caixa de comentários que aparece apresenta uma mensagem de "a pagina requisitada não foi encontrada".

10:22 a.m.  
Blogger K said...

Devo-te dizer que tive o mesmo problema em relação ao teu blog há uns dias atrás. Estranho não?
Apesar de tudo penso que temos o problema resolvido (risos)
Um abraço Web

7:05 p.m.  
Blogger topas said...

Grandes malucos!!!!!!
http://maistopas.blogspot.com/

12:16 a.m.  
Anonymous Anonym said...

Excellent, love it!
» »

8:23 p.m.  
Anonymous Anonym said...

Keep up the good work mcse course oxford Forex $100 account How do modafinil affect sex Voyeur france net Valentines day hardcore raver party Voip two-way radio seroquel side effects quetiapine fumarate play+free+scrabble Tranny big balls

10:50 a.m.  

Legg inn en kommentar

<< Home