+ blogues.....livro de reclamações.....>letras de músicas

onsdag, april 26, 2006

tempos conturbados

Até cerca de 18 de Maio não se esperem muitas actualizações neste cantinho da blogosfera. Acontece que este é um período bastante preenchido. As comemorações Russ, como finalista do secundário, começam já a 1 de Maio, e no próximo fim-de-semana vou estar em Levi, na Finlândia, numa nova tentativa para praticar slalom. As comemorações devem terminar apenas a 17 de Maio, e nesse período tenho três helldagsprøver (provas que duram o dia inteiro) em Física, Matemática e Química, e um teste normal (Psicologia), tudo disciplinas da maior importância para a minha pessoa. 17 de Maio é o dia nacional da Noruega, tempo de celebração, bandeiras à janela, procissão atrás da banda, festa e arraial e comer gelado com fartura - segundo tenho sido informado...
Entretanto deixo-vos com umas quantas notas dispersas sobre literatura Norueguesa: Henrik Ibsen, o maior dramaturgo norueguês de todos os tempo, morreu há 100 anos, em 1906. Entre as suas obras mais famosas contam-se Peer Gynt, para a qual foi escrita a famosa banda sonora de Edward Grieg, o maior compositor norueguês de todos os tempos - podem neste poste ouvir o Hall of the Mountain King, a parte mais famosa, quando Peer Gynt, o sonhador mentiroso, foge de um certo rei... vão ver a história e depois contem-me - e A Casa de Bonecas, da qual vi uma interpretação reduzida e cómica e que conta a história de uma mulher que comete uma ilegalidade para salvar o marido, e cujo marido, apesar de ter sido salva, a repudia por ela ter cometido a tal ilegalidade, e também por. Esta personalidade que parece que tem uma biografia bastante interessante está por todo o lado na Noruega - já estaria omnipresente, mesmo sem a comemoração dos 100 anos da sua morte... Apesar de tudo não ganhou prémios Nobel, ao contrário dos gigantes literários noruegues Knut Hamsun, que escreveu a peça Benoni og Rosa, que assisti no Hålogaland Teater (e que agora tem em cena uma peça de Peer Gynt) ou Bjørnstjerne Bjørnson, poeta autor da letra do hino nacional da Noruega e terceiro laureado pelos Nobel. No Bokklubben, uma revista com as últimas novidades do mundo editorial, um dos destaques foi precisamente uma biografia de Ibsen, a "mais importante do ano". Porque todos os anos saem várias. O blogue Mundo Pessoa, feito pela Casa Fernando Pessoa, destacou uma edição da Cotovia de uma outra biografia de Ibsen - e elogiou o dramaturgo, considerando-o o pai da dramaturgia moderna.
Fiquem a saber que aqui na Noruega, para se ser um actor famoso, basta-se ser conhecido por ser um surbrebo intérprete de Peer Gynt.
Ora aqui vai o Hall of The Mountain King, das Suites de Gynt:

3 Comments:

Blogger K said...

Web, há coisas que deves estranhar na blogosfera vilacondense. Os Dupont, Dupond, Duponk (risos)... mas a verdade é que o Vilacondense era um dos principais blogs nacionais e o seu fim terá haver com as aspirações politicas locais do Dupont.
Um abraço

9:55 p.m.  
Anonymous Anonym said...

O que já sabes de literatura Norueguesa! Um espanto.
Não consegui ouvir a música

11:25 p.m.  
Anonymous Anonym said...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! Fha hud mortgage insurance refunds Free butt plugs free adware cleaners Tricare insurance assisted living Major individual dental insurance providers maryland ultram online pharmacy When is the best time to take zocor Venlafaxine withdrawal video Commercial vehicle insurance us quote Maximum newsprint ointment pain relief strength Acuvue vs biomedics dedicated hosting server virtua

10:57 p.m.  

Legg inn en kommentar

<< Home