+ blogues.....livro de reclamações.....>letras de músicas

torsdag, april 06, 2006

o sonho acabou

O Benfica perdeu ontem com o Barcelona, mas se pensam que este post é sobre fútebol estão redondamente enganados. Porque eu falo de sonhos. Quando o Benfica começou a sua campanha na Liga dos Campeões os aziagos por todo esse mundo fora diziam que eles iam ficar pela fase de grupos. Quando teve que lutar contra o Manchester United disseram "não tem hipóteses". Quando na rifa lhe saiu o Liverpool, "estava acabado".
Aqui na Noruega ninguém parecia achar que o Benfica tinha hipóteses. Nem dois amigos meus daqui, um do Liverpool e outro do Manchester, nem qualquer outro. Nem os comentadores que partiram para os comentários com uma prudência cortez que não disfarçava a firme certeza de que "dali não passará". Nem o jornal que dizia que o Benfica nunca tinha estado nos oitavos de final da competição (presumo que ganhou as taças dos campeões europeus e apareceu em cinco finais mais, sem passar pela casa de partida). Mas se pensam que este post é sobre fútebol estão redondamente enganados.
O Benfica vence a equipas com orçamentos largamente superiores. Equipas cotadas como as maiores do mundo, com os melhores jogadores do mundo. Cotadas por quem? Pelos comentadores que tinham quase a certeza que era desta que o Benfica ficava pelo caminho, e que só usavam da prudência para não serem despedidos por incompetência?
O fútebol é só um negócio. Eu adoro ver o Ronaldinho Gaúcho a jogar, mas se ele fosse do Grémio ainda, ou do PSG vá lá, gostava ainda mais. Amor a camisolas é uma coisa que acabou pela mesma altura do amadorismo. Eu não me importo que seja só um negócio. É apenas fútebol, e este post não é sobre fútebol.
Já estou farto dos manda-chuva do costume, dos que vêm dizer que os mais ricos e poderosos têm que ganhar sempre. Estou farto dos que andam sempre a ditar as regras do jogo. Estou farto das pessoas que entram em modas que não gostam, simplesmente para isso, para estar na moda. Estou farto da MTV a mostrar o pior que a música faz e vir fazer um European Music Awards em Portugal onde não actua nenhum grupo português "por não ter qualidade", quando pelo televisor, todos os dias, desfilam alguns dos piores artistas que se podiam imaginar, como os Black Eyed Peas, e se encontram milhares de artistas de Portugal melhor do que aqueles ensonsos ritmomaníacos-que-têm-a-mania-que-sabem-cantar e dos outros que para além disso se armam em gangster e glorificam as drogas e a violência e o egocentrismo, rett og slett.
Estou farto de todos os que perderam antes de começar. Estou farto dos que me chamaram maluco quando disseram que queria fazer o 12o ano num país estrangeiro, frio e com outra língua. Estou farto dos que dizem que não são capazes e dos que dizem que eu não sou capaz. Estou farto dos que não acreditam em sonhos.
Estou farto de crises, pessimismos crónicos, depressões, grandes e pequenas, dos que condenam, das morais impostas à suconsciência das mentes pequenas. E dos que não acreditavam que o mundo era redondo, e dos que não acreditam que ele é quadrado e também dos que não acreditavam que o Cabo das Tormentas alguma vez seria dobrado. E dos que nunca se enganam e raramente têm dúvidas.
Estou farto de quem tem todas as respostas mas não sabe fazer uma pergunta.
____________________________________________
* Na imagem: Galileo Galilei, that little sad and mad man who thought earth went around the sun. So silly isn't he?
**Impossible is nothing. Not wearing nike is not impossible either.
***Update: Não tenho nada contra marcas. Gosto dos símbolos, do design, do iPod e da Coca-Cola, e porque gosto de história gosto do que é genuíno, ou seja, das marcas que criaram as coisas pelas primeira vez. Só tenho algo contra as pessoas usarem as marcas a pensar nos outros em vez de pensarem em si próprias. E contra as pessoas que querem estabelecer padrões de comportamento para os outros...

2 Comments:

Anonymous Anonym said...

Adorei esta crónica.
Gosto do teu optimismo e ainda mais dos teus sonhos.
Espero que nunca deixes de sonhar.

3:18 p.m.  
Anonymous Anonym said...

Looking for information and found it at this great site... » »

2:05 p.m.  

Legg inn en kommentar

<< Home