+ blogues.....livro de reclamações.....>letras de músicas

torsdag, mars 23, 2006

the 5th day

5o dia: Visitámos uma mina de sal, Wieliczka. À partida visitar uma mina não me entusiasmou. Nem visitar o sal. Mas a verdade é que esta não é uma mina qualquer. É a única mina de sal da Europa. A primeira estátua de sal, um conceito absolutamente fantástico de enormes esculpturas retiradas de pedras de sal, tem o Nicolau Copérnico, famoso astrónomo polaco, como figura. Fantástico, uma eculptura no sal. Ainda não viste nada, digo agora a mim mesmo. Os religiosos mineiros esculpiram uma capela inteira naquela mina. Em algumas das câmaras existem estátuas que representam a história da mina, e que são iluminadas vez a vez, enquanto se houve as vozes das personagens numa representação teatral. E depois uma "catedral", a capela de Santa Kinga (nome da rainha da Polónia, responsável pela pertença desta mina ao país, segundo história contada na própria mina). Santos variados esculpidos no sal. À saída uma estátua de João Paulo II. Mas esta veio depois, à parte, penso eu de que. Porque o resto do sagrado espaço saiu da cabeça dos preserverantes mineiros, que depois das largas horas de trabalho escavando o sal desta mina, decidiram ocupar o seu fritid, desculpem-me, tempo livre, escavando obras de arte do sal desta mina. Inclui uma visão esplenderosa, em 3D (baixo-relevo), da Última Ceia de Leonardo da Vinci, que faz muito mais que juz à original. Vejam as imagens, retiradas da Wikipedia. Salienta-se que estes homens não viviam da arte, com ou sem sanato. Antes de sair, muitas mais surpresas, incluindo um espaço gigantesco destinado aos turistas, onde se encontra um bar, muitas cadeiritas e mesitas e lojas de souvenirs. Mais surpresas: um lago onde se pode ouvir música de Chopin, ele próprio polaco desde que nasceu. No fim acabei por comprar um pequenito guia da mina fantástica, dando uso aos meus zlotych. O livrinho vinha em quatro linguas, Polaco, Dinamarquês, Português e Holandês. Outras línguas estavam disponíveis... mas não o norueguês. Eheheh, ri-me eu.
O dia não acabou sem que visitássemos a colorida, linda, fantástica Igreja de Maria, em Cracóvia. Quem lá for que a visite [:P]...
More to come...

2 Comments:

Blogger Micas said...

Olá :). Ando um pouco alheada da blogosfera, a disposição não é muita...
Li tudo o que estava para trás, bem...mas que férias! estou a adorar a tua crónica, venha o resto :))
Beijinho

8:21 a.m.  
Anonymous Anonym said...

Wonderful and informative web site.I used information from that site its great.
» »

11:13 a.m.  

Legg inn en kommentar

<< Home