+ blogues.....livro de reclamações.....>letras de músicas

onsdag, februar 22, 2006

meteorologia

Ok. Portanto eu estou em Portugal, a decidir em que país iria estudar por um ano, e surge a hipótese Noruega. Noruega. Neve. Muita neve. O meu sonho de infância. Noruega, neve, certo? Normalmente. É que este ano a Noruega tem sido parca em neve. Sim, nevaram mais de trinta centímetros no mais belo dos fins-de-semana, mas a verdade é que desde então escassos centímetros de neve lhes fizeram companhia. Depois desse nevão, as temperaturas desceram, -10°, -15° C, a neve transforma-se em gelo, e isso já não é bom. Mas o problema é que de quando em quando a temperatura sobe. Nos graus imediatamente abaixo de zero existe uma neve escassa. Depois a temperatura sobe mais, acima de zero graus, e a neve evapora-se quase toda.
As estradas são extremamente escorregadias. É preciso arte e balanço para chegar aonde quer que seja, mesmo dois metros adiante. Foi precisa muita arte e balanço hoje de manhã, para chegar ao autocarro. E depois é a circulação automóvel, muito, muito lenta a esta hora da matina. Como o local é pequeno não há filas de automóveis, mas o autocarro demorou meia hora a chegar, e depois deu uma volta estranha porque não era o autocarro que costumávamos apanhar e tinha outra trajectória, e acábamos por chegar à escola uma hora depois daquilo que geralmente acontece. Para não falar daquela vez em que um autocarro dos outros ficou enterrado numa vala com neve e o nosso teve que ir lá e apanhá-los, para que todos tivessem um saudável dia de escola.
Existem vários carros amarelos que vêm e deixam um pouco de terra nas estradas para que fiquem menos escorregadias. Isso significa que se quiser ir a algum lado já não posso usar o spark, uma espécie de trenó que se usa tanto nestas estradas de gelo como na neve, e está para o Inverno como a bicicleta está para as estradas secas de Verão. Numa aula de física lembrei uma das possíveis razões, o efeito de estufa. Merda para o efeito de estufa. Efeito de estufa, tenho-te ódio. Não te vou dar descanso. Por amor de Deus não usem CFCs e tornem melhor o meu ano na Noruega.
A outra razão é simples. Eu prejudico a presença de neve. Estou mesmo a ouvir a meteorologista "e hoje não se prevêm nenhumas quedas de neve no norte da Noruega na consequência da chegada de [eu] ao país"... É que no ano que eu escolhi para concretizar o meu frio sonho de infância, nevou em todo o Portugal. É preciso azar. Parece que ainda estou a ouvir um amigo meu "toma cabrão!, não és só tu que tens neve"...

3 Comments:

Anonymous Anonym said...

Sim, sim.
É preciso mesmo azar.
Tenho gostado de ler as tuas histórias.
Mas aquela em que dizias que se calhar para os outros não fazia sentido...realmente para mim não fez nenhum.

7:13 p.m.  
Blogger Micas said...

Neve????já estou farta dela, chego a esta altura do ano e já só quero SOL, muito SOL

11:19 p.m.  
Blogger Os 3 porquinhos said...

Esse teu amigo era realmente um ordinário...gozar assim com as pessoas...ai meu Deus onde este mundo vai parar se não se respeita a saudável concórdia e bem-estar e bom ambiente e tudo o mais entre as pessoas...ai ai ai...
João Campos

5:30 p.m.  

Legg inn en kommentar

<< Home