isbilen

O isbilen era para mim uma lenda. Primeiro ouvi-mo-lo chegar ao som da inspirada música de Edvard Grieg, o maior dos compositores noruegueses, norsk danse (no.1 ou no.2) Música que eu cataloguei como "eventyrs musikken", a música dos contos de fadas. Tanto que quando vi o isbilen pela primeira vez, com estes dois olhos que a terra há-de comer se para isso tiver apetite, com os seus pneus cavando fundo na neve, senti uma vontade suprema de começar a caminhar no jeito saltitão dos anões da Branca de Neve quando vinham do trabalho na mina - hey-ho, hey-ho, it's home from work we go..*
E o que eu pensei foi: então existe mesmo, o isbilen. Existe mesmo, está ali e eu podia comprar um gelado se quisesse e não tivesse os bolsos vazios. A opção barata é pegar num pouco de neve e comê-la assim, directamente do chão, mas não sabe tão bem e é potencialmente cancerígeno. De qualquer forma eu não estou a pensar comer gelados a temperaturas de -10° C, por isso vou continuar a deleitar-me com a música de fundo de Edvard Grieg enquanto chamo os noruegueses de loucos.
____________________________________________
*As duas músicas têm uma parte muito semelhante. Basta ouvir aqui o midi da música disney, a parte do refrão, e aqui um excerto da danse no.2 de Grieg, com atenção à parte mais alegre, retirado do site da Amazon. Definitavamente ambas foram feitas para contos mágicos sobre anões que comem gelados em gelados dias de Inverno. Com a diferença que os noruegueses não são propriamente anões, e os anões gostavam mais do jantar da Branca de Neve do que de gelados.
**Hoje começam os Jogos Olímpicos de Inverno. Transmissão da Cerimónia de Abertura às 18:55, hora portuguesa, na Eurosport.
0 Comments:
Legg inn en kommentar
<< Home